Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

IBOPE confirma que maioria dos brasileiros é contra união estável de casais do mesmo sexo


.
Foram entrevistados pessoalmente 2 mil brasileiros de todas as regiões
Pesquisa  revela que 55% dos brasileiros são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. 

Para o presidente da Frente Parlamentar Mista Permanente em Defesa da Família Brasileira, senador Magno Malta (PR/ES) os números divulgados pelo IBOPE refletem a realidade e o verdadeiro posicionamento dos mais diversos setores organizados da sociedade civil. A pesquisa foi feita entre 14 e 18 de julho e foram entrevistados pessoalmente 2 mil brasileiros de todas as regiões, seguindo as cotas de distribuição por idade, sexo e classe de consumo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os resultados podem ser extrapolados para toda a população.
A tolerância cresce com a escolaridade. A aceitação da união entre homossexuais é quase a metade entre quem cursou até a 4.ª série do fundamental (32%) em comparação a quem fez faculdade (60%). O mesmo ocorre com as classes de consumo. Nas classes D e E, 62% são contra. A taxa de rejeição cai para 56% na classe C e fica em 51% na soma das classes A e B. Isso se reflete nas diferenças geográficas. “Os números deixam claro que a discriminação e o preconceito estão profundamente enraizados na sociedade. Defendo um projeto de lei que puna com rigor a intolerância, seja qual forem, contra homossexuais, negros, idosos, pobres, gordos e religiosos. Não po demos viver em uma comunidade preconceituosa”, enfatizou Magno Malta.

A pesquisa do Ibope mostra que o Supremo tomou medidas sem o respaldo popular. “Os Ministros prestaram um desserviço ao país permitindo a união estável de casais do mesmo sexo. Este assunto tramita no parlamento, senadores e deputados estão em permanente debate. O Projeto de Lei 122, que tem a senadora Marta Suplicy como relatora, continua na Comissão dos Direitos Humanos. Eu requeri e vou realizar audiências públicas para ouvir a família brasileira. O Supremo precipitou e o IBOPE comprovou”, explicou Magno Malta.

Nada divide mais a opinião dos brasileiros sobre o assunto que a religião. Entre os 60% de brasileiros católicos (50% a 50%) e entre os 12% de ateus/agnósticos (51% de apoio) há um racha de iguais proporções. Entre espíritas e adeptos de outras religiões não cristãs, o apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo chega a 60%. Quem desequilibra as opiniões contra a união estável homossexual são os evangélicos/protestantes. Com peso de 23% no total da população em idade de votar, eles são esmagadoramente contrários à decisão do STF: 77%. Apenas 23% concordam com os ministros.

Após o recesso, Magno Malta promete um pronunciamento para esclarecer que o Brasil não é homofóbico, mas sofre com a intolerância e o preconceito em diversas áreas. “A própria mulher ainda é discriminada por causa do machismo. Vamos rever o texto do PL 122 e com base na opinião pública faremos um projeto mais amplo, mais abrangente e dentro da realidade do nosso país”, finalizou Magno Malta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário