Seguidores

sábado, 25 de maio de 2013

Magno Malta assume hoje presidência da nova CPI que vai apurar Erro Médico

Indicado para presidir a nova CPI, senador Magno Malta (PR/ES) tem mantido diálogo permanente com o senador Humberto Costa (PT/PE), também confirmado para relatoria. O principal objetivo é diminuir os óbitos nos leitos dos hospitais da rede pública e privada do Brasil.



Será instalada hoje, terça-feira, a Comissão Parlamentar de Investigação dos Erros Médicos e Violação aos Direitos Humanos à Saúde do Senado Federal. A eleição nominal para definir as funções dos membros titulares está marcada para 14h30m. “Erro médico não é propriamente erro do médico, cuja atividade considero um sacerdócio, pode ser do hospital, da enfermeira, do atendimento, da ação política do Secretário de Saúde, da omissão do governador, mas é difícil encontrar uma família no Brasil que não tenha um drama para narrar, de descuido, desatenção, falha na formação do profissional, que com certeza contribuem para o aumento de óbitos nos leitos”, revelou Magno Malta.

Senador Humberto Costa, indicado para relatoria pelo partido dos trabalhadores, é médico atuante, ex-ministro da Saúde e tem erguido a bandeira da saúde para amenizar o sofrimento do segmento de baixa renda que necessita de atendimento hospitalar.

Logo após a formalidade do protocolo oficial, o presidente Magno Malta vai propor a primeira audiência pública em Curitiba, para ouvir a médica ex-chefe da UTI Geral do Hospital Evangélico, Virgínia Soares de Souza, 56,  acusada de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha juntamente com mais sete médicos e enfermeiros (todos em liberdade). “A eutanásia para favorecer a demanda de leitos para rede pública privada vem acontecendo em vários estados brasileiros e já recebemos muitas denúncias graves”, informou Magno Malta.

Durante 150 dias, os membros da CPI dos Erros Médicos pretendem promover oitivas em vários estados. “É o anseio popular que tem motivado a investigação para acabar com o caos nos hospitais.. Acredito que este trabalho pode mudar esta situação que humilha o paciente e traz sofrimento para milhares de famílias”, esclareceu Magno Malta.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário