Seguidores

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Magno Malta quer investigar erros médicos e abusos de planos de saúde no Brasil


Indignado, senador Magno Malta (PR/ES) postou no facebook: “que calamidade a tragédia em Curitiba, onde a médica responsável pela UTI do Hospital Evangélico antecipava a morte de pacientes do SUS para favorecer planos de saúde. Fim do mundo. Merece uma CPI séria pra investigar erros médicos e abusos dos planos de saúde contra a população. Vou partir pra dentro”




Senador Magno Malta promete começar a semana no Congresso Nacional fazendo  duro pronunciamento contra a médica Virgínia Helena Soares de Souza, presa acusada de antecipar mortes na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Evangélico de Curitiba. “Quero apurar se realmente ela usou o termo desentulhar a UTI, que teria sido dito pela médica numa conversa telefônica interceptada pela polícia e divulgado por uma emissora de TV”, informou Magno Malta.

Além do pronunciamento, senador Magno Malta vai recolher assinaturas para investigar práticas de eutanásia, erros médicos e crimes envolvendo o SUS e  planos de saúde no país. Magno Malta quer instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI  - para ouvir a médica e outros profissionais do hospital.

Uma técnica de enfermagem não suportou o que faziam com os pacientes graves na UTI e pediu demissão depois de quatro meses de trabalho. A profissional contou que a médica Virgínia Helena Soares de Souza tinha ajuda de outros funcionários para matar pacientes. Ela cita o caso de uma senhora de 83 anos, que morreu na UTI do Hospital Evangélico, em 2009. “Não vou ficar calado, omisso e aceitando a prática de eutanásia, principalmente como membro da Comissão titular da reforma do Código Penal Brasileiro que debate esta pauta com a sociedade”, frisou Magno Malta.


Magno Malta disse que “além da eutanásia, a médica é acusada de maltratar  pacientes.  A eutanásia é quando se abrevia a vida de um paciente incurável com acompanhamento de um médico. A prática é proibida no Brasil. O Ministério Público tem que agir com rigor e acompanhar as investigações. Vamos conferir os formulários para verificar os pacientes que tinham sido atendidos e que, possivelmente, tenham sido vítimas da médica”.


Além deste caso, uma comoção nacional, Magno Malta tem recebido muitas denúncias de erros médicos, inclusive em vários estados brasileiros, que sempre envolvem planos de saúde. “Basta, chega de corporativismo criminoso e aético, agora, com absoluta certeza, é um caso de polícia que merece ser apurado pelo Senado Federal. Vou fundo nestes crimes e com coragem quero sensibilizar meus colegas da importância de investigar todas as denúncias com urgência”, finalizou Magno Malta.



 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário