Seguidores

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jornalistas australianos que entrevistaram Suruwahá serão ouvidos no Senado Federal

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou requerimento do senador Magno Malta (PR/ES) para esclarecer denúncias de documentário feito em aldeia isolada na Amazonas



Jornalista Paul Rafalle foi recebido pelo senador Magno Malta


Nesta quinta-feira , às 14h30, a CDH do Senado Federal  vai ouvir, por iniciativa do senador Magno Malta, os jornalistas australianos Paul Rafalle e Tim Noonan, a respeito de sua experiência com os índios Suruwahá, durante a realização do documentário Amazon's Ancient  Trible - First Contact. “Existem informações que precisam ser apuradas e investigadas”, disse Magno Malta.
A área indígena Suruwahá fica no Sudoeste do Amazonas. O grupo, que vive isolado na floresta, é formado por cerca de 140 pessoas e possui idioma único. O documentário, realizado em 2011, foi exibido no canal 7 inglês e amplamente reproduzido na internet.

Na matéria Amazon's Ancient Trible (Antiga Tribo da Amazônia), os repórteres Tim Noonan e Paul Raffale afirmam que os suruwaha cometem infanticídios. Eles declararam que esses indígenas acreditam que as crianças recém-nascidas de mães solteiras ou  doenças são maus espíritos e que, portanto, devem ser queimadas ou abandonadas na selva para serem devoradas por animais selvagens. A reportagem declara que esses indígenas vivem na “Idade da Pedra”.
De fato, antigamente, os suruwahá cometiam  infanticídios, mas a prática foi abandonada há anos, segundo antropólogos brasileiros. “É por causa destas denúncias é que vamos ouvir os jornalistas australianos que passaram vários dias na aldeia e entrevistaram os índios considerados primitivos”, finalizou Magno Malta.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário