Seguidores

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Laranjeiras recebe caravana "Todos contra a Pedofilia"

A caravana “Todos contra a Pedofilia" desembarcou nesta segunda-feira (28) na cidade de Laranjeiras (SE), com o intuito de sensibilizar a comunidade sergipana quanto ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a pedofilia e o uso do crack. É a primeira vez que a mobilização acontece na região Nordeste e a cidade sergipana foi escolhida por ser uma das regiões a apresentar um alto índice de exploração sexual de crianças em rodovias, mais precisamente, na BR 101.





O idealizador da Caravana, senador Magno Malta (PR/ES), chegou ao auditório do Campi da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras acompanhado do suplente de senador Lauro Antônio (PR/SE), além do cantor e vice-prefeito de São Bernardo (SP), Frank Aguiar (PTB). (foto ao lado)

Para Magno Malta, a vinda da Caravana a Sergipe se deve ao fato de que, quando ele integrou a Comissão de Direitos humanos do Senado Federal, foi mapeado o índice de ocorrências de pedofilia e exploração sexual e a região que compreende Laranjeiras e adjacências apresentou um alto índice de ocorrências.



“É a primeira vez que a Caravana vem ao Nordeste e nunca fizemos no interior. Com a chegada do senador Lauro ao Senado, ele foi para a Comissão dos Direitos Humanos onde milito e entendeu a causa de defesa da criança, de abuso de criança. Essa região foi mapeada por mim e é um dos pontos mais nevrálgicos de maior abuso do país, principalmente nas estradas”, explicou.
Magno Malta ainda informou que a CPI da pedofilia pautou o país e um tema que era proibido – a pedofilia – passou a ser discutido “Queremos ensinar as pessoas como prevenir a partir de casa. A lei existe, mas pune quando o crime acontece e só a prevenção e informação podem minimizar o problema’, avaliou.

                                           Artistas e evento musical

A programação do evento ainda conta com a presença de artistas durante a noite desta segunda-feira, a exemplo de Frank Aguiar, Netinho de Paula, do grupo KLB, Daniel e Samuel, além de César Menotti e Fabiano.Segundo Magno Malta, a pedofilia é uma preocupação de todos e a Caravana foi encampada não só por ele, mas por toda a sociedade. “Eles [artistas] estão nessa luta de causa o tempo inteiro. É um problema de todos. Chegamos ao entendimento que só a informação pode minimizar”, ressaltou.


Segundo Frank Aguiar, o artista é formador de opinião e causas como essa os comovem por conhecerem a realidade do país de perto. “Viajei três estados brasileiros nos últimos dias e a gente procura saber como vivem as pessoas, como está a situação e pedofilia incomoda, não somente aos artistas, mas a todos os brasileiros. Por isso que estamos aqui, participando por nossa conta”, afirmou.


Sensibilização da comunidade


Logo depois da entrevista realizada ainda fora do auditório da UFS, representantes de segmentos sociais, como estudantes e políticos, ouviram dos integrantes da Caravana explicações do porquê de realizar atividades como esta. A programação segue durante a noite com shows musicais.Os senadores Lauro Antônio e Magno Malta, desta vez, acompanhados da primeira dama do Estado, Eliane Aquino, e da prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, além de autoridades do poder judiciário e de entidades representantes do ensino superior do Estado e religiosos, participaram de um bate-papo com a população.O representante da igreja Católica, padre Geofredo Alves Oliveira, destacou que as entidades religiosas não podem ficar indiferentes ao sofrimento, drama e dor de tantas crianças e adolescentes. “Como formadores de consciência, não podemos ficar de fora desta situação que vem acontecendo. É um tema que envolve todos. A igreja defende a vida”, argumentou.

Fotos: Sílvio Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário