Seguidores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

​Caravana Todos Contra a Pedofilia mobiliza centenas de pessoas em Uberaba (MG)

Esta é a quarta cidade mineira visitada pelo movimento. Intenção é conscientizar e mobilizar a sociedade contra a pedofilia.






Motoristas que passaram pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-050, próximo a Uberaba, nessa quinta-feira (27), tiveram uma abordagem diferente. Identificados com camisetas da Caravana Todos Contra a Pedofilia, voluntários e funcionários do Sest Senat orientaram os condutores, principalmente os caminhoneiros, para a importância de denunciar a prática de exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa foi a atividade que abriu os trabalhos do movimento no município mineiro, o quarto do estado a ser visitado nas últimas semanas.

A blitz abordou centenas de motoristas. Todos receberam um kit com uma camiseta, um panfleto e um adesivo de apoio à campanha. O folder distribuído traz orientações de como esse público pode ser um importante aliado contra a pedofilia. Entre as orientações listadas, por exemplo, estão participar de campanhas preventivas, fazer denúncias anônimas ou acionar o Conselho Tutelar da cidade, além de incentivar os colegas de trabalho a levar a mensagem de prevenção adiante.

De acordo com o diretor do Sest Senat de Uberaba, Saul Vieira Filho, a intenção da caravana é mobilizar toda a região. Ao todo, cinco mil kits foram distribuídos pela cidade durante a campanha. “Precisamos chamar a atenção da sociedade para este tema, chamá-la para participar dessa luta. E os motoristas precisam nos ajudar a disseminar essa ideia junto aos colegas de trabalho nas estradas e nos postos de gasolina”, destacou Vieira. 

A diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais (Sedese), Mônica Vieira, acompanhou o trabalho. No início do mês, o Sest Senat também participou e apoiou uma blitz organizada pela Secretaria no mesmo local. “Nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas para a importância da denúncia. O Sest Senat é um grande parceiro das atividades que desenvolvemos nessa região”, disse. 

À tarde, o fórum Todos Contra a Pedofilia reuniu representantes do poder público, entidades privadas e a sociedade civil para discutir o assunto. O senador Magno Malta coordenou a mesa e falou sobre a parceria com o presidente do Sest Senat, Clésio Andrade. “A entrada da CNT e do Sest Senat nesta luta, para trabalhar com os motoristas como parceiros, é muito importante. Estão se criando condições para que as pessoas ouçam e aprendam. Esse trabalho conjunto tem que permanecer”, destacou o parlamentar.

Ainda no fórum, representantes do poder público e de empresas privadas assinaram a carta de intenções ‘Todos Contra a Pedofilia’. O documento registra o compromisso dessas entidades em trabalhar, discutir e divulgar as ações que visam a prevenção e o combate à pedofilia, inclusive as que são voltadas ao público transportador.

Encontro de religiosos

No início da noite, a terceira atividade: evangélicos, católicos e espíritas participaram de um encontro de lideranças religiosas. Segundo Malta, a reunião é proveitosa porque serve para unir forças entre pessoas que estão próximas da comunidade e podem ser porta-vozes desse trabalho. Um dos conselhos que podem ser dados, por exemplo, é para que as famílias estejam atentas aos sites que os filhos acessam na internet. Muitos podem facilitar o contato das crianças com pedófilos. Ele alertou que o Brasil é o líder do ranking entre os países que mais consomem pornografia virtual. Um crime que movimenta, segundo ele, aproximadamente US$ 3 bilhões por ano em todo o mundo.
 Para mobilizar e conscientizar os cidadãos, o representante do Sest Senat, Saul Vieira, colocou à disposição dos religiosos o material de divulgação da campanha, que poderá ser entregue a todos os interessados. A caravana terminou com um show gospel e apresentações de grupos evangélicos, da cantora Lauriete e do senador Magno Malta. Mais de mil pessoas estiveram reunidas e receberam a mensagem da Caravana: a luta contra a pedofilia. 


 Fonte: Agência CNT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário