Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Caravana contra pedofilia mobiliza motoristas em Governador Valadares (MG)

 O município, localizado no interior do estado de Minas Gerais, é o terceiro a participar do evento.


A Caravana Todos Contra a Pedofilia, movimento idealizado pelos senadores Magno Malta e Clésio Andrade, e que conta com o apoio do Sest Senat, chegou ao município de Governador Valadares(MG)nesta quinta-feira(20).
O evento teve início com uma blitz na BR 116. Os colaboradores do Sest Senat, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, orientaram motoristas, distribuíram camisetas e panfletos sobre o tema.


“Esse evento é importante, pois envolve toda a sociedade. Esperamos que esses motoristas que foram abordados, passem adiante as informações que receberam, pois são eles que estão nas estradas todos os dias”, afirmou o Comissário da Infância e Juventude do Juizado de Menores de Governador Valadares, Leandro Marchesi.


Mais tarde, o senador Magno Malta, a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, e o promotor de justiça e coordenador da área de infância e juventude de Governador Valadares, Gustavo Leite, participaram do Fórum Todos Contra a Pedofilia, no auditório da Fundação Getúlio Vargas. Na ocasião, as autoridades presentes assinaram um documento reafirmando o compromisso de todos na luta contra a pedofilia. 


A prefeita ressaltou a importância do evento e disse que “esse é um tema que para muitos é um tabu, por isso é extremamente importante inserir a sociedade na discussão desse tema. É nosso dever cuidar das nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade”, lembrou. 


De acordo com o promotor Gustavo Leite, a cada seis minutos uma criança sofre ofensa sexual no Brasil e o muro do silêncio familiar impede que se saiba desses casos rapidamente. Por isso é preciso trabalhar para engajar, nessa luta, professores e profissionais de saúde, que são peças fundamentais para detectar sinais de ofensa sexual contra crianças e adolescentes. 


“A caravana é para não permitir que a sociedade durma, pois se nada for feito, daqui a dez anos, o Brasil terá a sociedade mais desequilibrada emocionalmente. O que podemos fazer para minimizar e enfrentar esse problema é trabalhar na prevenção, começando em casa, ensinando a criança a se auto-defender”, ressaltou o senador Magno Malta. 


A diretora da unidade do Sest Senat de Governador Valadares, Vanessa Merlo, ressaltou que o Sest Senat continuará engajado nessa luta contra a pedofilia e que o objetivo é alcançar o máximo de pessoas possível, para que essa mensagem contra a pedofilia seja propagada por toda a cidade e por todo o Brasil.


Logo em seguida, houve um encontro com lideranças religiosas e representantes de diferentes setores da sociedade civil para debaterem a pedofilia e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Um show gospel, com as cantoras Cristina Mel e Karla Malta encerrou as atividades no município.


Até dezembro, Patos de Minas, Uberaba, Juiz de Fora, Varginha, Paracatu e Poços de Caldas devem receber a Caravana.




Histórico

A campanha surgiu após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Pedofilia do Senado Federal ter verificado a gravidade e extensão da violência sexual contra crianças e adolescentes, em todas as regiões e camadas sociais. Entre as recomendações da CPI estava a se fazer campanha permanente de conscientização sobre o problema, o que foi assumido pelo então presidente da CPI, senador Magno Malta, que passou a liderar as caravanas por todo o país.

Agência CNT de Notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário