Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças é a vergonha do Brasil



Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças é a vergonha do Brasil 18-Mai-2011   18 de Maio é o dia da vergonha no Brasil  
18 de Maio simboliza a ameaça constante que a família brasileira enfrenta no dia-a-dia

Mesmo em repouso absoluto por determinação médica, o senador Magno Malta (PR/ES), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa Permanente da Família Brasileira, não ficou calado em virtude do quadro negro que continua trazendo medo e insegurança para a comunidade. “Nos últimos quatro meses, em Vitória, Espírito Santo, mais de 180 crianças foram atendidas por causa de violência sexual, mesmo com tanta luta, os números continuam assustadores e revoltantes”, apontou Magno Malta.

A data foi escolhida por conta do assassinato da menina Aracelli Cabrero Crespo, acontecido em 18 de maio de 1972, em Vitória. Com apenas oito anos, a menina além de abusada foi brutalmente assassinada. “O crime que foi uma comoção nacional merece uma reflexão como marco de um enfrentamento constante para mudar este quadro negro que mancha de tristeza a alma da família brasileira”, frisou Magno.

Depois de Aracelli, tantas outras crianças, aumentaram a mórbida estatística. As freqüentes ocorrências de violência contra as crianças acontecem diariamente em todos os Estados Brasileiros. “Aliás, a violência contra a criança é uma epidemia nacional camuflada pela falta de estatísticas oficiais e o estranho silêncio da população”, denunciou Magno.

O Dia Nacional de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes tem um lado positivo, já que vem despertando a sociedade e crescendo os movimentos organizados tratando com seriedade esta pauta. Um Seminário encerrado hoje na no auditório da Prefeitura discutiu a implantação do Programa Nacional Contra a Violência Sexual (Pair). “Estive na segunda feira, mesmo com febre alta, em Cuiabá, Mato Grosso, para participar de um encontro semelhante. Com o enfrentamento vamos mudar este quadro”, conclamou o senador, que deixa claro que a solução é responsabilidade de todos.

Para Magno Malta o “Pair é um programa que tem a função de sistematizar a rede de atendimento às vítimas infanto-juvenis de violência sexual”. Assim, quando implantado efetivamente, o programa tem como objetivo reunir as redes de atenção e órgãos de atendimento às vítimas - escolas, unidades de saúde, CREAS, CRAS, e outras - fazendo com que estes, ao invés de atuar separadamente, se articulem e conversem entre si, além de contribuir para a formação e informação destes atores sociais.

“São estas e outras medidas que podem mudar o quadro, mas tudo tem que começar pela família”. Esta é a linha de pensamento do senador Magno Malta. Ele sabe que a família é à base da formação de caráter da criança e precisa ser defendida contra qualquer tipo de ameaça.

“É no berço que aprendemos as boas maneiras. São os pais que tem a responsabilidade da educação. Formandos bons filhos, estaremos contribuindo para uma sociedade pacifica e menos violenta. Muitas vezes, a violência nasce na própria casa. Não temos como esconder que a família estruturada reflete uma sociedade também estruturada. Mas mesmo assim, temos que apoiar com recursos os conselhos tutelares e as organizações que enfrentam esta luta com coragem e determinação”.

Completando, Magno Malta reforçou, “que pede a Deus saúde para continuar defendendo as crianças contra os abusadores. Sou criticado por alguns setores, sofro duras retaliações e preconceito por priorizar no parlamento esta bandeira. A família é o bem mais precioso do homem e precisa ser resguardada, nossas crianças merecem dias melhores e mais seguros. Que esta data, sirva para uma reflexão em favor do nosso futuro”, concluiu Magno Malta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário